Confira os filmes premiados no III PirenópolisDoc!

Júri Popular

Melhor Filme – Mostra Regional:

IMBILINO VAI AO CINEMA, de Samuel Peregrino. Estado: GO.

Melhor Filme – Mostra Nacional:

DEIXA NA RÉGUA, de Emílio Domingos. Estado: RJ.

Júri Oficial

Menções Honrosas – Mostra Nacional:

Por construir um filme que se apropria de personagens, paisagens e elementos do entorno de um farol para perseguir a potência da imagem e do som, o júri concede menção honrosa para o filme “FREQUÊNCIAS”, de Adalberto Oliveira, Estado: PE.

Por nos apresentar um relato audiovisual ousado sobre a identidade de uma região, onde a subjetividade do autor dialoga constantemente com os elementos do sertão, o júri decide dar menção honrosa para o filme “SUPER ORQUESTRA ACOVERDENSE DE RITMOS AMERICANOS”, de Sérgio Oliveira, Estado: PE.

Prêmio – Melhor Curta-Metragem:

Pela dimensão artesanal do filme que sublinha a possibilidade de fazer documentários em que a simplicidade técnica valoriza a riqueza do conteúdo e pela postura delicada na relação estabelecida com a personagem, olhar atento para o cotidiano, o júri concede o prêmio de Melhor Curta-Metragem para o filme “O QUEBRA-CABEÇA DE SARA”, de Allan Ribeiro, Estado: RJ.

 

Prêmio – Melhor Longa-Metragem:

Pela forma respeitosa e não invasiva com que o filme retrata a violência que permeia um cotidiano vivenciado por mulheres, em uma criação compartilhada entre quem filma e quem é filmado e por encarar os riscos do encontro com uma realidade extrema e periférica, escolhendo enfrentar as contradições deste universo ao invés de relegá-las ao fora de campo, o júri concede o prêmio de Melhor Longa-Metragem para o filme “BARONESA”, de Juliana Antunes, Estado: MG.

Júri Jovem

Gostaríamos de agradecer ao Festival pela iniciativa de proporcionar a estudantes a experiência de júri. Descobrimos neste processo outra forma de viver festivais. Durante esta semana, exercitamos outro olhar, assumindo uma posição crítica e analítica.

Pela potência da linguagem, pela abordagem corajosa e por sua relevância e impacto social, concedemos o primeiro Prêmio do Júri Jovem do III PirenópolisDoc  a “BARONESA” de Juliana Antunes, Estado: MG.