Curso de Documentário

Curso Cinema Documentário Contemporâneo

Com: Jorge Bodanzky

A cada edição o PirenópolisDoc recebe um convidado especial para ministrar um curso/workshop sobre Cinema Documentário. Este ano, na terceira edição, receberemos Jorge Bodanzky, para tratar da temática do Cinema Documentário Contemporâneo. É importante destacar que o fascínio e a atualidade de sua filmografia residem justamente no fato de que ele não estava nem um pouco preocupado em seguir cartilhas de experimentações incensadas por determinadas vertentes da crítica especializada, e aí reside a riqueza deste curso.

O Curso:

Durante três dias, Jorge Bodanzky trabalhará as imagens estáticas e em movimento, além da convergência: fotografia, cinema, Tv e Internet; e das linguagens: documentário, ficção e docudrama. Com isso os participantes poderão acompanhar, através das aulas, a visão do cineasta sobre as fronteiras difusas entre o documentário e a ficção, assim como a sua forma de embaralhar sem medo ou pudores esses limites e conseguir, pouco a pouco, enveredar por camadas muito profundas do “real”. Camadas essas talvez inexpugnáveis somente com os procedimentos de linguagem que costumam estar associados ao filme documentário.

O Ministrante:

Jorge Bodanzky é cineasta e fotógrafo, nasceu em São Paulo em 1942, filho de pais austríacos. Cursou a Universidade de Brasília (UnB) e formou-se em cinema pela Hochshule für Gestaltung – HFG [Escola Superior da Forma], em Ulm, Alemanha. Como diretor e câmera, realizou documentários e outras produções cinematográficas com nomes como Hector Babenco, Antunes Filho, Maurice Capovilla, José Agripino de Paula, Reinhard Kahn, entre outros.

Sua estreia como diretor de cinema foi com o documentário Iracema – uma transa amazônica, em 1976, o seu mais conhecido e premiado filme, considerado um marco no cinema documental. O filme denunciava a questão, até então obscura, da devastação da floresta amazônica e do modelo equivocado de ocupação da região. Produzido para a ZDF da Alemanha, o filme foi censurado por seis anos no Brasil. Seu acervo fotográfico analógico foi adquirido pelo Instituto Moreira Salles (IMS) em 2013.

Programação:

O Curso de Documentário Contemporâneo acontecerá dentro da programação do III PirenópolisDoc, durante os dias 16, 17 e 18 de Agosto, das 10h às 13h.

Para Participar:

Atividade gratuita
Inscrições: de 10/07 a 01/08
Vagas limitadas!

Confira a lista dos selecionados!