Júri

Carla Italiano

 Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais com graduação em Cinema pela UFSC. Desde 2011 integra a Associação Filmes de Quintal sendo uma das organizadoras do forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte. Foi curadora da retrospectiva Jonas Mekas no forumdoc.bh.2013 e da mostra Política e Palavra no documentário contemporâneo (Sesc Palladium), além de integrar as comissões de seleção dos festivais FestCurtas BH, Semana dos realizadores e Olhar de Cinema. Ministrou o mini-curso “Por uma história feminina do cinema” e fez parte do juri da mostra ABD-GO no festival FICA 2016, dentre outras atividades.

 

 

 

Marcos Pimentel

Documentarista formado pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños (EICTV – Cuba) e especializado em Cinema Documentário pela Filmakademie Baden-Württemberg, na Alemanha. Também é graduado, no Brasil, em Comunicação Social (UFJF) e Psicologia (CES-JF).
Diretor, roteirista e produtor independente, realizou documentários em cinema, vídeo e televisão, que ganharam 90 prêmios por festivais internacionais [Festival del Nuevo Cine Latinoamericano de La Habana (Cuba), Chicago (EUA), Tampere (Finlandia), Guadalajara, DOCS DF, Morelia (México), Cartagena  (Colombia), Cinema du Réel, Toulouse, Nantes, Lussas, Centre Georges Pompidou (Francia), Visions du Réel (Suiza), Huesca, MECAL, Documenta Madrid (España), Parnu (Estonia), Zagreb (Croacia), DocLisboa, Indie Lisboa, Santa Maria da Feira (Portugal), Gulf Film Festival (Dubai / Emirados Árabes), Jerusalem Anthropological Film Festival (Israel), Atlantidoc (Uruguay), EDOC (Ecuador), DOCKANEMA (Mozambique), FIC Luanda (Angola), Norwegian Short Film Festival (Grimstad / Noruega), FIDOCS (Chile)] e nos mais importantes festivais brasileiros [É Tudo Verdade, Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival de Gramado, Cine-PE, Cine Ceará, Mostra Internacional do Filme Etnográfico, Festival Internacional de Curtas de SP, Curta Cinema, Festival Internacional de Curtas de BH, ForumDoc, Mostra de Cinema de Tiradentes], totalizando mais de 700 festivais em todos os cantos do mundo.
Atualmente, é um dos diretores do CINEPORT – Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa, onde também coordena uma rede de cooperação audiovisual entre jovens realizadores lusófonos. Desde 2009, é professor do departamento de documentários do curso regular da Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños (EICTV – Cuba). Vive e trabalha em Belo Horizonte.

 

Rosa Berardo

Rosa Maria Berardo é fotógrafa, professora, jornalista, roteirista, produtora e cineasta brasileira, conhecida por seu trabalho de produção de imagens fotográficas e fílmicas sobre cultura, identidade cultural, alteridade, gêneros e etnias. É citada no Dicionário de Filmes Brasileiros]( curta e média metragem) de Antônio Leão da Silva Neto], São Paulo, 2006. Seu nome consta na Biblioteca Virtual da Mulher como uma das artistas brasileiras que mais se destacou nas áreas de ciência, cultura e comunicação nos últimos anos.