Programa Primeiro Corte

Programa Primeiro Corte

O Programa Primeiro Corte – PPC é  um dos pilares do PirenópolisDoc e a cada ano se fortalece como um dos únicos laboratórios de montagem para filmes documentários do Brasil.

O PPC constitui-se em uma oportunidade de imersão e reflexão para realizadores de filmes de longa-metragem em fase de pós-produção. Durante o processo, as obras selecionadas são projetadas e debatidas entre os autores, participantes e tutores.

Já tutoriaram o Programa nomes como Eduardo Escorel, Hilton Lacerda, Mariana Lacerda e Renato Vallone. Para a quarta edição do festival apresentamos uma super novidade: ofereceremos também, pela primeira vez, uma consultoria de mercado, para guiar as obras participantes sob as perspectivas de venda do documentário no Brasil.

As(os) interessadas(os) em participar devem preencher todos os campos do formulário da ficha de inscrição e mandar um link (com senha) para visualização de um corte da obra em montagem, de 15 min.

 

Marcelo Pedroso

Esse ano, quem assume a direção do laboratório de montagem é Marcelo Pedroso, documentarista, natural de Recife. Entre os filmes que realizou estão os longas-metragens Brasil S/A (Melhor Roteiro e Direção – Festival de Brasília), Pacific (Melhor Filme – CineEsquemaNovo), KFZ-1348 (Prêmio do Júri – Mostra de São Paulo) e os curtas Câmara Escura (Melhor Filme no Curta Cinema – RJ) e Corpo Presente (Melhor montagem na Mostra de Londrina). É Mestre em Cinema pela Universidade Federal de Pernambuco, com pesquisa sobre documentário contemporâneo, onde atualmente cursa também o Doutorado em Cinema. Atua como educador e pesquisador, ministrando cursos e oficinas em diversas regiões do país.

 


 

Renée Amazonas Castelo Branco

Renée Amazonas Castelo Branco é jornalista desde 1976, foi repórter da Folha de São Paulo, Estado de São Paulo e Gazeta Mercantil. Entrou para a TV Globo de SP em 1981.
Trabalhou também no Rio e em Londres. De volta ao Brasil, entrou em 1997 para a GloboNews onde criou o programa Sem Fronteiras dedicado a assuntos internacionais.
Colaborou como pesquisadora e coordenadora dos documentários do diretor João Jardim: Janela da alma, Pro dia nascer feliz, Lixo extraordinário, e Amor?
Formada em Ciências Sociais com pós-graduação em Ciência Política pela USP, e em Jornalismo pela Fundação Cásper Líbero.

 

 

Programação

O laboratório de montagem acontecerá dentro da programação do IV PirenópolisDoc, durante três dias, 08, 09 e 10 de Agosto, em formato de imersão, na cidade de Pirenópolis – GO. As inscrições estão abertas até o dia 04 de Junho e a participação é gratuita.

INSCREVA-SE AGORA

Nome da(o) Diretora(o):

Filmografia da(o) Diretora(o):

Nome da(o) Montadora(o) /Editora(o):

Filmografia da(o) Montadora(o) /Editora(o):

Título da obra (pode ser o provisório):

Local de produção da obra:

Breve explicação sobre o projeto:

Observações e/ou dúvidas sobre o percurso percorrido pela montagem desde o início até o corte atual em que se encontra o projeto:

Link para visualização do trecho escolhido (tempo: 15 min):

Senha
(se houver)

Telefone

e-mail